11/08/2025
Decoração industrial: saiba como aplicar o estilo no seu apartamento
Helbor
Saiba como aplicar a decoração industrial no seu apartamento. Entenda a origem do estilo, os materiais e os móveis ideais para criar um visual urbano.

Paredes de cimento queimado, estruturas de metal e tubulações aparentes. Se essa estética urbana chama a sua atenção, a decoração industrial é uma ótima opção para o estilo do seu apartamento.
Essa tendência valoriza o que é estrutural e transforma o visual “inacabado” em um elemento de destaque, ideal para quem está em busca de um design autêntico e moderno.
Aqui, vamos mostrar a você como esse estilo surgiu e quais são os elementos fundamentais para aplicá-lo no seu imóvel, sem complicações. Continue a leitura para conhecer as dicas!
O que é decoração industrial?
Para entender o que é a decoração industrial, é necessário, primeiramente, conhecer a origem desse estilo, que nasceu em Nova York entre as décadas de 1950 e 1970.
Naquela época, antigos galpões e fábricas começaram a ser transformados em moradias, que ficaram conhecidas como lofts. Em vez de reformar e esconder, os novos moradores optaram por valorizar as características originais desses espaços.
Isso resultou em ambientes com o pé-direito alto, grandes janelas para a entrada de luz e espaços totalmente integrados, como salas e cozinhas que se unem sem paredes.
Quais ambientes combinam com o estilo industrial?
Embora tenha nascido em grandes lofts, a decoração industrial é bastante versátil e pode ser aplicada em diferentes cômodos de um apartamento. Sua essência de integração faz com que ela seja perfeita para salas de estar conectadas à cozinha ou à varanda.
Nesses espaços, a ausência de paredes possibilita que os elementos estruturais e os materiais conversem entre si, conferindo uma sensação de amplitude.
O estilo, no entanto, não se limita às áreas sociais. Nos quartos, ele pode compor um ambiente moderno e com um ar urbano. Em um espaço de home office, a estética industrial ajuda a criar uma atmosfera de criatividade e foco, com móveis funcionais e iluminação direcionada.
Até mesmo os banheiros podem receber o estilo. O uso de cimento queimado nas paredes, bancadas de concreto e metais com acabamento preto ou cobre são ótimas maneiras de levar essa identidade para o ambiente.
Quais são os principais materiais da decoração industrial?
A identidade do estilo industrial é construída a partir da combinação de materiais brutos e com acabamentos que valorizam a sua essência. A seguir, conheça os principais.
Concreto, tijolo aparente e metal
Essa é a base do estilo. O concreto pode aparecer no piso ou em paredes com efeito de cimento queimado, trazendo uma estética urbana e minimalista. As paredes de tijolos aparentes são uma herança dos antigos galpões e adicionam uma textura rústica ao ambiente.
O metal, por sua vez, está presente nas estruturas de móveis, em esquadrias de janelas, luminárias e, claro, nas tubulações expostas, geralmente com acabamento em preto ou cobre.
Madeira de acabamento rústico
Para equilibrar a sobriedade do concreto e do metal, a madeira entra como um ponto de aconchego. Aqui, a preferência é por peças com acabamento mais natural ou rústico, como a madeira de demolição. Ela pode ser usada em mesas, prateleiras, painéis ou até mesmo no piso, criando um contraste interessante com os outros materiais.
Couro e tecidos em tons terrosos ou acinzentados
O conforto tátil fica por conta dos tecidos e do couro. Um sofá ou uma poltrona de couro, principalmente com um aspecto envelhecido, é um clássico do estilo industrial.
Para tapetes, cortinas e almofadas, a melhor escolha são tecidos de tramas mais fechadas e em cores neutras, como diferentes tons de cinza, bege e marrom, como o Mocha Mousse, por exemplo.
Vidro e aço
A combinação de vidro e aço é usada para criar divisórias e portas, uma solução que ajuda a delimitar os espaços sem bloquear a passagem de luz natural. Essa é uma característica herdada dos lofts, que valoriza a integração e a amplitude dos ambientes. Grandes janelas com esquadrias de aço preto também são um elemento marcante.
Como aplicar o estilo industrial no seu apartamento?
Aposte em paredes de cimento queimado ou tijolinhos
Como você deve ter percebido até aqui, as paredes são protagonistas na decoração industrial. Para um efeito de cimento queimado, você não precisa de uma parede de concreto; hoje, existem tintas e revestimentos que reproduzem essa textura facilmente.
Outra opção é destacar uma parede com tijolinhos aparentes. Se o seu imóvel não tem essa estrutura, os revestimentos que imitam tijolos são uma excelente alternativa.
Use luminárias pendentes com acabamento metálico
Luminárias pendentes com fios expostos, lâmpadas de filamento e acabamento em metal preto ou cobre são a assinatura do estilo industrial. Elas podem ser usadas sobre a mesa de jantar, bancadas de cozinha ou como um ponto de luz no canto da sala.
Escolha móveis com estrutura de ferro e madeira
Os móveis industriais devem unir a robustez do metal e o calor da madeira. Estantes com prateleiras de madeira e estrutura de ferro, mesas de centro com base metálica e tampo de madeira de demolição ou racks com esse mesmo design são ótimas opções para compor o ambiente.
Deixe tubulações e estruturas aparentes quando possível
Se o seu apartamento permitir, valorize as estruturas originais. Vigas de concreto no teto ou pilares podem ser lixados e mantidos em seu estado natural. Para as tubulações, caso não seja possível expor as existentes, você pode criar um efeito decorativo com eletrodutos externos pintados de preto ou cobre para passar a fiação de luminárias, por exemplo.
Gostou deste conteúdo? Convidamos você a continuar navegando pelo blog da Helbor para conferir outras inspirações e tendências para decorar o seu apartamento.
Resumindo
O que é uma decoração industrial?
A decoração industrial é um estilo de design de interiores que se inspira em galpões, fábricas e armazéns urbanos. Ela se caracteriza pelo uso de materiais brutos e aparentes, como concreto, tijolos, tubulações, madeira de demolição e estruturas metálicas.
Quais cores combinam com o estilo industrial?
O estilo industrial valoriza cores neutras e sóbrias, que reforçam a estética urbana e minimalista. Os tons que mais combinam com esse tipo de decoração são o cinza, preto, branco, marrom e bege. Além disso, variações de concreto, ferrugem e grafite ajudam a destacar os materiais brutos característicos do estilo.
créditos das imagens: Freepik