14/08/2023
Guia completo: passo a passo para a compra de imóvel
Helbor
Realize o sonho da casa própria! Siga nosso guia completo com todas as etapas para a compra de imóvel e faça um investimento sólido para o futuro.
A compra de imóvel exige atenção e dedicação. Afinal, é um importante momento na vida do comprador. Por seu alto investimento e burocracia, adquirir o imóvel próprio pode parecer um desafio.
Contudo, conhecendo o processo, é possível ter segurança para realizar esse sonho com tranquilidade. Uma pesquisa informou que 39% da população deseja comprar a casa própria em 2023. Se você faz parte desse grupo, confira os passos que você deve seguir para a compra de imóvel sem grandes preocupações!
Passo a passo para compra de imóvel
Para evitar problemas no futuro, a compra de imóvel deve ser feita com calma, seguindo atentamente as etapas exigidas. Afinal, quando uma transação como essa é feita às pressas, as chances de arrependimento são maiores. Conheça o passo a passo para compra de imóvel.
Planejamento e pesquisa
O primeiro passo para compra de imóvel é o planejamento. É importante avaliar suas reais necessidades, estilo de vida, planos e condições financeiras. Com isso consolidado, é hora de iniciar a pesquisa do imóvel.
Assim, você já tem conhecimento do orçamento e também as preferências para decidir entre casa ou apartamento, imóvel pronto ou na planta, localização, número de quartos, e outras características.
Escolha e visita ao imóvel
Ao definir o imóvel, é hora de visitá-lo. Ainda que a tecnologia tenha ajudado a aproximar o comprador das opções, é fundamental conhecer pessoalmente o empreendimento.
Dessa forma, você pode avaliar o tamanho real, imaginar seus móveis no local e obter as medidas dos ambientes. Além disso, a visita permite conhecer acabamentos e outros detalhes como vizinhança, bairro, opções de lazer, segurança, formas de acesso, e mais.
Custos da compra de imóvel
A compra de imóvel não se resume apenas ao valor pago pela casa ou apartamento. Por isso, um dos passos envolve fazer um levantamento dos custos dessa aquisição e considerá-los em seu orçamento. Entre eles, estão:
• taxa de corretagem;
• taxa de financiamento imobiliário (quando utilizado);
• escritura e matrícula do imóvel;
• documentação como ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis);
• despesas de manutenção;
• condomínio;
• mudança.
Pagamento do imóvel
O pagamento do imóvel é uma etapa importante, e deve ser considerada com atenção e paciência. Afinal, existem algumas opções que podem auxiliar no momento da compra. Por isso, devem ser avaliadas detalhadamente, identificando a melhor escolha.
O consórcio e financiamento são as principais formas de pagamento para a compra de imóvel. O consórcio pode ser a opção adequada para pessoas que não estão com pressa para entrar no imóvel, e podem esperar, sendo uma boa escolha para imóveis na planta.
Já o financiamento imobiliário é recomendado para aqueles que estão com pressa para morar. Esse modelo de empréstimo permite recorrer a um banco ou instituição financeira para levantar o montante e devolver o valor em parcelas acrescidas de juros. No entanto, é preciso passar pela avaliação e ter sua solicitação aprovada.
Além disso, a compra de imóvel pode ser feita utilizando o valor do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), como entrada ou mesmo para abater a dívida. Para isso, deve ter pelo menos 3 anos de carteira assinada e não pode ter outro financiamento ativo no SFH, Sistema Financeiro de Habitação.
Documentos para compra de imóvel
A compra de imóvel é uma transação importante. Portanto, exige alguns documentos para firmar o compromisso entre comprador e empreendimento. Nessa etapa, os documentos que devem ser reunidos, são:
• RG; • CPF; • comprovante de residência; • certidão de nascimento (para pessoas solteiras); • certidão de casamento (para pessoas casadas); • carteira de trabalho; • FGTS (caso seja utilizado).
Lembre-se de apresentar a documentação necessária e ficar atento no momento de assinar o contrato. Quando a compra é feita com uma construtora ou incorporadora, a segurança no momento da compra é maior.
Contudo, é importante ficar atento a exigência de documentos a mais que podem fazer parte desse processo, variando de um empreendimento para outro. Em alguns casos, pode ser exigido, também, holerite ou contracheque.
Negociação e fechamento de contrato
Com os passos anteriores feitos, é hora de fechar o negócio e firmar o contrato. Essa é a etapa final da compra de imóvel. Aqui, você já terá conhecimento suficiente sobre o processo de compra, e poderá tomar as decisões corretas em relação à negociação dos valores e formalização da compra de sua casa ou apartamento.
Conheça a Helbor
A Helbor Empreendimentos é uma incorporadora imobiliária com mais de 45 anos de existência. Preocupada em fazer a gestão de todo o processo imobiliário, a empresa coordena a ação de fornecedores com responsabilidade e transparência, facilitando a compra e tornando-a mais segura.
Atualmente, a Helbor já desenvolveu 260 projetos que somam 7,8 milhões de m² de empreendimentos entregues, em lançamento ou em construção. Portanto, são mais de 41 mil unidades em 30 cidades de 10 estados brasileiros e no Distrito Federal.
Trata-se de uma empresa que se concentra em desenvolver soluções e espaços que atendam às necessidades de moradia e trabalho. Além desses compromissos, a Helbor oferece outros diferenciais, como:
• inovação sob medida; • cumprimento de todos os aspectos prometidos; • compromisso com as entregas, que são feitas no prazo; • garantia de qualidade no atendimento ao proprietário, comprovada pela conquista do selo Reclame Aqui (RA1000).
Por isso, se você está buscando uma incorporadora séria, com experiência no mercado imobiliário e empreendimentos sólidos, a Helbor é a melhor opção.
Afinal, acompanha o cliente em todos os passos da compra de imóvel, elevando a satisfação e garantindo a segurança da aquisição de sua casa ou apartamento.
Se você ficou interessado em seguir o passo a passo da compra de imóvel junto a Helbor, acesse nosso site e confira nossos empreendimentos!