19/06/2023
Qual a diferença entre construtora e incorporadora? Entenda
Helbor
Entenda o que faz construtora e incorporadora, qual a diferença entre construtora e incorporadora, e como escolher cada uma dessas empresas.
Na hora de comprar o seu imóvel, você precisa saber o que construtora e incorporadora fazem. Acredite: essas são empresas distintas e com objetivos diversos. Por isso, é necessário compreender esses conceitos para procurar a companhia que atende aos seus objetivos.
Ou seja, entender qual a **diferença entre construtora e incorporadora **passa por saber que cada uma dessas empresas tem seu público, responsabilidades e funções. Então, o que é melhor para você?
Para saber a resposta, leia este post. Aqui, vamos explicar essas definições e indicar como escolher a empresa certa para os seus objetivos. Saiba mais!
O que é e como funciona uma construtora?
Uma construtora é a empresa que executa a obra. Ela realiza todas as etapas, da elaboração do projeto de engenharia à entrega do empreendimento, seguindo o prazo estipulado.
Portanto, ela garante que a obra está em** plenas condições de uso e sem problemas físicos. **Assim, construtora e incorporadora trabalham em conjunto para atender ao projeto e aos padrões de qualidade exigidos. Com isso, suas funções são as seguintes:
- contratação e gestão da mão de obra;
- execução do projeto, tirando o empreendimento da planta;
- cumprimento das especificações exigidas pela incorporadora, como orçamento máximo, níveis de qualidade e prazo de entrega.
O que é e como funciona uma incorporadora?
Uma incorporadora é uma empresa ou pessoa física que vende as unidades de um empreendimento, realiza parcerias e pesquisa a viabilidade econômica do projeto. Ou seja, ela organiza toda a construção, abrangendo do desenvolvimento e escolha do produto, ao planejamento e à comercialização dos apartamentos.
De modo simplificado, a incorporadora faz o desenvolvimento do empreendimento. Por isso, para saber qual a diferença entre construtora e incorporadora, é preciso saber que a segunda faz a gestão dos trabalhos da primeira, cuidando do andamento e da qualidade da obra.
Além disso, a incorporadora oferece respaldo a qualquer problema que possa acontecer com a construtora. Assim, suas atividades são regidas pela chamada Lei de Incorporação e Condomínio, sendo que elas contemplam as seguintes funções:
• compra de terrenos por meio de prospecção ativa e passiva; • aprovações legais; • desenvolvimento de produtos e coordenação de projetos; • acompanhamento e fiscalização da construção do empreendimento; • implementação e gestão de estandes de vendas; • relacionamento com corretoras parceiras e coordenação de vendas; • realização de campanhas de divulgação; • gestão financeira do empreendimento e repasse; • relacionamento com os compradores desde a compra na fase do lançamento até a fase pós-obra e entrega; • assistência técnica a moradores e proprietários pelo prazo de cinco anos, coordenando as atividades da construtora.
Como escolher uma construtora?
Para escolher uma construtora, faça o seguinte:
• pesquise se a empresa tem certificações e prêmios que atestem a qualidade dos serviços; • avalie as condições financeiras da construtora, especialmente se comprar um imóvel na planta; • visite os empreendimentos lançados e, principalmente, entregues para conferir a qualidade; • converse com outros proprietários para saber a sua satisfação; • visite o escritório ou a sede da construtora; • avalie o serviço de garantia e pós-venda, como assistência a situações de falhas construtivas; • leia o memorial descritivo da obra.
Como escolher uma incorporadora?
Para escolher uma incorporadora, adote os seguintes cuidados:
Pesquise as empresas reconhecidas no mercado
Busque incorporadoras que tenham **vários empreendimentos entregues e seja reconhecida **por seu tempo de mercado e excelência. Essa análise pode ser feita por meio de:
• internet; • conversa com profissionais da área; • contato com as companhias; • conversa com proprietários.
Veja como é o atendimento oferecido
O contato com os proprietários e compradores deve ser qualificado. Isso passa por fornecer todas as informações necessárias de forma transparente e clara. Por isso, questione tudo o que precisar e veja se as suas dúvidas foram totalmente sanadas.
Um bom canal para verificar como as empresas tratam seus clientes é o site do Reclame Aqui. A Helbor, por exemplo, é a única incorporadora com RA1000, selo destinado a empresas com melhores índices de atendimento na plataforma.
Conheça os empreendimentos já entregues
Nada melhor para conhecer uma incorporadora do que** visitar as obras já finalizadas.** Confira quais são elas — você pode fazer isso pelo próprio site da companhia — e visite, pelo menos, algumas delas. Aproveite para conversar com proprietários e saber se o empreendimento foi entregue dentro do esperado e tem bom acabamento.
Analise se a incorporadora tem certificação
Quanto mais selos e certificações uma companhia tiver, melhor para o proprietário. Duas boas opções são o** ISO 9001**, que padroniza os sistemas de gestão da qualidade, e o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-h). Além disso, o RA1000 é uma garantia de que o atendimento ao proprietário é positivo.
Conheça a incorporadora Helbor
A incorporadora Helbor tem 45 anos de experiência e é uma das principais do Brasil no segmento imobiliário. Fundada em Mogi das Cruzes, tem presença em 30 cidades, distribuídas em 10 estados e no Distrito Federal.
A companhia se concentra em desenvolver soluções e espaços que atendam às necessidades de moradia e trabalho. Por isso, faz a gestão de todo o processo imobiliário, coordena os fornecedores — inclusive, as construtoras — e atua com **responsabilidade, transparência e respeito **à comunidade e ao meio ambiente.
Além desses compromissos, a incorporadora **Helbor oferece outros diferenciais. **Principalmente:
• inovação sob medida; • cumprimento de todos os aspectos prometidos; • compromisso com as entregas, que são feitas no prazo; • garantia de qualidade no atendimento ao proprietário, até mesmo com o selo RA1000.
Com essas informações, você vai além de saber qual a diferença entre construtora e incorporadora. Já consegue tomar a sua decisão e escolher a empresa certa, que prestará o serviço certo para as suas necessidades.
Assim, também fica claro que construtora e incorporadora atuam juntas para o mesmo propósito. Quando esse trabalho é alinhado, todos ganham, inclusive você. Por isso, é fundamental escolher uma companhia confiável e que cumpre o que promete.
Então, que tal conferir algumas opções de empreendimentos em uma incorporadora de confiança? Acesse o site da Helbor e veja aqueles que estão disponíveis para você.