08/01/2024

Vale a pena investir em imóveis atualmente?

Helbor

Saiba o que influencia a valorização de imóveis, como calcular a valorização imobiliária e onde encontrar o imóvel ideal. Leia o conteúdo!

Vale a pena investir em imóveis atualmente?

Para quem deseja investir em casa ou apartamento para revender ou alugar no futuro, a valorização de imóveis é um fator relevante.

Mas nem sempre é tão fácil saber se o local que se deseja adquirir terá um bom resultado no longo prazo. Por isso, é importante saber calcular o potencial de lucro que a propriedade pode gerar.

Assim, aqui, veremos mais detalhes sobre o índice de valorização de imóveis e como esse processo funciona. Entenda ao longo do conteúdo.

Vale a pena investir em imóveis atualmente?

Sim, vale a pena investir em imóveis atualmente. Entre os anos de 2020 e 2023, a valorização imobiliária média chegou a quase 50%, correspondente a 16,66% por ano.

Ainda, numa avaliação de 12 meses encerrados em maio de 2023, a alta foi de 12,98%. Já no período entre 2012 e 2022, a média ficou em 95%. Todos esses dados mostram que essa é uma escolha segura e com bom potencial de rentabilidade.

Ao longo de 2023, a valorização de imóveis também foi verificada no preço dos aluguéis. Para ter uma ideia, eles ultrapassaram 3 vezes o índice de inflação.

Isso porque o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi de 3,7% de janeiro a julho. Porém, o preço dos aluguéis chegou a uma alta de 10,7%. Portanto, adquirir uma casa ou apartamento pode ser uma decisão certa.

O que influencia a valorização de imóveis?

O que influencia a valorização de imóveis são a localização, a segurança da região, a infraestrutura, a acessibilidade e a tecnologia. Ou seja, quanto melhor for a qualidade de vida da área e o acesso a comércio e serviços essenciais, áreas verdes e outros fatores, maior tende a ser o preço.

Localização

A localização é um dos principais aspectos da valorização imobiliária. A área faz toda a diferença na qualidade de vida e interfere na decisão de compra ou aluguel. Por isso, a regra geral é que as melhores regiões das cidades costumam ter casas e apartamentos com preços mais elevados.

Segurança

Quanto menores forem os índices de violência, melhor e mais valorizada será a região. Além disso, um imóvel equipado com recursos de segurança tende a ter um preço mais alto. Isso envolve a presença de alarmes, câmeras de monitoramento e outros sistemas tecnológicos.

Infraestrutura do imóvel

Imóveis com acabamentos de qualidade tendem a experimentar um aumento significativo em seu valor de mercado. Além disso, a qualidade da infraestrutura interna, incluindo a distribuição dos espaços, e as comodidades oferecidas, como as encontradas em condomínios clubes, desempenham um papel fundamental.

Acessibilidade

Nas grandes cidades, a mobilidade muitas vezes é um desafio. A escolha por uma localização de fácil acesso a comércios, serviços e, especialmente, a eficientes meios de transporte público e vias rápidas, não apenas simplifica a vida cotidiana, mas também solidifica a atratividade do investimento para futuros compradores ou inquilinos.

Tecnologia

A implementação de recursos tecnológicos no imóvel se apresenta como um diferencial estratégico. Como, controle de iluminação e temperatura por meio de dispositivos inteligentes, fechaduras inteligentes, etc.

Índices de valorização de imóveis

Existem diversos índices que oferecem insights sobre a valorização de imóveis, cada um com um foco específico:

Índice Geral do Mercado Imobiliário Comercial (IGMI-C): foca os imóveis comerciais.

Índice Geral de Preços Imobiliários - Residencial (IGMI-R): trata dos imóveis residenciais e é calculado pela variação do preço do laudo dos bens financiados.

INCC: mensura os custos de construção e é muito usado para apartamento na planta.

Índice de Valores de Garantia de Imóveis Residenciais Financiados (IVG-R): mede a tendência dos preços de casas e apartamentos.

Índice FipeZap: considera o preço dos anúncios veiculados para trazer o valor médio.

Portanto, uma boa forma de descobrir o potencial de valorização de imóveis é acompanhar esses índices, que oferecem uma visão abrangente do mercado e auxiliam nas decisões de investimento.

Encontre os imóveis ideais para investir na Helbor

Na Helbor, temos os imóveis ideais para você morar ou investir. Isso porque há opções de apartamentos de diferentes tamanhos em alguns dos melhores bairros das cidades em que estão localizados. Além disso, eles contam com diferentes características, conforme as suas necessidades.

Veja alguns empreendimentos que são imóveis ideais para investir:

Helbor Open Mind

Localizado na Chácara Santo Antônio, próximo ao Morumbi Shopping, o Helbor Open Mind tem um projeto diferenciado. No edifício, você verá uma piscina coberta com uma vista única de São Paulo. Um boulevard integrado, o que garante mais charme e conveniência para a sua rotina.

A planta oferece studios de 32 a 40 m², apartamentos de 2 dormitórios a partir de 70 m², até unidades Duplex com 2 suítes, a partir de 120 m². O empreendimento tem uma área fitness, sauna, salão de festas, espaço gourmet, salão de jogos, brinquedoteca, lavanderia e bicicletário.

Na área externa, tem um solarium, praça central e lounge externo. Assim, você pode relaxar mesmo em meio à maior cidade do país.

Metropolitan Vila Nova by Helbor

A apenas 800 metros do Parque Ibirapuera, na Vila Nova Conceição, está o Metropolitan Vila Nova by Helbor. Ele conta com várias praças arborizadas, escolas renomadas, lojas reconhecidas internacionalmente e restaurantes requintados.

As plantas são variadas. A penthouse tem 3 suítes e 207 m². Também tem apartamentos com 4 dormitórios, sendo 3 suítes (208 m²), e 3 quartos, sendo 3 suítes (129 m²). Outras duas opções são 2 dormitórios, sendo 2 suítes (81 m²), e living ampliado, com 2 suítes e 126 m².

Nas áreas comuns, você encontra brinquedoteca, piscina, solarium, salão de festas e de jogos, espaço gourmet e área fitness. Ainda oferece lavanderia, pocket park, bicicletário e garagem.

Helbor B Liv

No Brooklin, você pode aproveitar o melhor ponto com o Helbor B Liv. Perto da Estação Campo Belo, de shopping centers e da Berrini. O empreendimento oferece apartamentos studios de 24m² privativos, perfeitos para quem busca um estilo de vida moderno e dinâmico.

Além disso, o Helbor B Liv conta com uma estrutura completa que inclui piscina, quadra recreativa, lavanderia, lobby coworking, playground, pet place, fitness, churrasqueira, salão de jogos e muito mais.

Helbor To.Liv Pinheiros

Está localizado em Pinheiros, uma das regiões mais valorizadas de São Paulo. Oferece fácil acesso às principais vias da cidade, como a Marginal Pinheiros, a Av. Eusébio Matoso e a Av. Faria Lima.

Em sua planta tem unidades de apartamentos studios com 24 m² privativos, cuidadosamente projetados para maximizar espaço, conforto e estilo.

O empreendimento oferece quadra recreativa, playground, pet place, fitness, lavanderia, lobby coworking, área de lazer no terraço e muito mais.

Dessa forma, você tem várias opções de empreendimento para escolher. Afinal, contamos com imóveis de alto padrão, ideais para quem deseja exclusividade para o seu lifestyle.

Tudo isso ajuda na valorização de imóveis e permite que você invista em algo com um bom potencial de retorno.

Então, o que acha de conhecer melhor todas as opções? Acesse o nosso site e veja como é possível investir e ter mais qualidade de vida!

Resumindo

Como funciona a valorização de um imóvel?

A valorização de um imóvel funciona com o aumento de preço ao longo do tempo devido a diferentes fatores. Os principais são localização, segurança, infraestrutura do apartamento, acessibilidade e tecnologia.

O que aumenta o valor de um imóvel?

O que aumenta o valor de um imóvel são as benfeitorias, reformas e recursos existentes. Além disso, os acabamentos, localização, infraestrutura, documentação e acessibilidade são fatores de diferenciação.