04/09/2024

Empreendimentos de grife pelo mundo

Condomínios que levam a assinatura de grandes marcas fazem sucesso há anos em cidades como Miami e Dubai. No Brasil, Helbor Jardins por Artefacto é um dos pioneiros nesse modelo e a entrega do W Residences reforça ainda mais a tendência no país

Empreendimentos de grife pelo mundo

A construção de imóveis associados a marcas de sucesso cresce pelo mundo, com forte ascensão nos últimos cincos anos. Redes hoteleiras, grifes de alta-costura e montadoras de veículos emprestam sua reputação a empreendimentos imobiliários. Cidades como a americana Miami e a árabe Dubai se destacam por concentrar a maior parte dessas iniciativas, chamadas de branded residences. Apartamentos ou casas exclusivas reúnem o que de melhor um hotel pode oferecer, contando ainda com amplas e sofisticadas áreas sociais. A confiança na marca que batiza o empreendimento atrai investidores e moradores, interessados em usufruir das facilidades, com a segurança atrelada ao conhecido padrão de qualidade da grife relacionada. As iniciativas costumam oferecer, ao mesmo tempo, confortáveis unidades de design contemporâneo, privacidade e localização privilegiada. Com serviços de excelência, podem agregar à experiência do morador restaurantes de primeira, academias com modernos equipamentos e tratamentos de spas. Grandes grupos hoteleiros investem em branded residences e abriram essa divisão em diversas das suas bandeiras. A Marriott International possui empreendimentos com os selos St. Regis, Westin, Autograph Collection, Le Meridien e JW Marriott, enquanto o IHG oferece essa possibilidade nas marcas Regent, Six Senses e InterContinental Hotels & Resorts. Integrante do Grupo Marriott, o W Residences, recém-entregue em São Paulo, chega à cidade para reforçar ainda mais o conceito de condomínios com marca (todos os detalhes deste empreendimento estão na matéria de capa desta edição). Além dele, a Helbor se uniu a renomada empresa de mobiliário, Artefacto, para o desenvolvimento do Helbor Jardins por Artefacto. O empreendimento traz a assinatura dos profissionais aflalo/gasperini, Fernanda Marques e Alex Hanazaki, unindo seus talentos para criar um empreendimento de arquitetura contemporânea e linguagem única. Com altíssimo padrão, as áreas comuns são adornadas exclusivamente com móveis Artefacto, agregando ainda mais sofisticação ao projeto. Aliando conforto, os projetos frequentemente são assinados e desenvolvidos por conceituados escritórios de arquitetura e incorporadoras do mercado imobiliário. Os estilos variam do clássico requinte à arrojada modernidade de empreendimentos como o Ritz-Carlton Residence de Sunny Isles Beach, na Flórida. Com áreas que variam entre 150 e 570 m², aproximadamente, os apartamentos combinam paredes de vidro, banheiro em mármore e cozinhas mega-equipadas com eletrodomésticos de última geração. Com um desenho formando uma diagonal no topo do edifício, as quatro coberturas descortinam o mar do sul dos Estados Unidos, oferecendo piscina, jardim e uma visão 360 graus. Ótima opção para investir em um imóvel para moradia ou férias.

O começo de uma era

Um dos primeiros empreendimentos lançados com as características das branded residences foi o Four Seasons Hotel Boston, em 1985. O conceito havia surgido décadas antes, nos anos 1920, em Nova York, com a inauguração do Sherry-Netherland Hotel. Ainda hoje hóspedes e residentes convivem no edifício de 38 andares, na Fifth Avenue, que abriga o integrante da requintada coleção da Preferred Hotels & Resorts. Atualmente, há em torno de 50 exemplares do Four Seasons Private Residences, instalados em centros urbanos e em destinos turísticos à beira-mar. No fim do ano passado, o grupo inaugurou o Four Seasons Resort and Residences at The Pearl-Qatar, em Doha, com 84 residências privativas. Instalado diante da praia, o complexo litorâneo conta com sete restaurantes, sendo dois do chef francês Joël Robuchon. Outras redes hoteleiras de luxo também possuem divisões dedicadas ao segmento de empreendimentos imobiliários, caso da Fairmont, bandeira da francesa Accor. O grupo francês espera triplicar seu portfólio de residências globalmente. Mantém uma área dedicada ao tema, a Accor One Living, focada em desenvolver, projetar e administrar essas propriedades. Até 2027, a expectativa da rede hoteleira é ter mais de 150 branded residences em operação. Marca de hotéis e resorts ultra-exclusivos, a Aman também investe na tendência, incluindo a opção de moradias à venda em alguns de seus hotéis. É o caso do Aman Nai Lert Bangkok, esperado ainda neste ano, na Tailândia. Com inauguração prevista para 2027, dentro de uma área com 32 mil m² de jardins na Califórnia, o Aman Beverly Hills também oferecerá a opção de moradia. Entre todos os lugares do mundo, Miami e Dubai são os que mais concentram edifícios, casas e villas que carregam nomes de marcas renomadas em seus setores de atuação. Na cidade dos Emirados Árabes Unidos, por exemplo, os dois edifícios do Kempinski Residences The Creek reúnem 285 apartamentos (de um a quatro quartos), fitness center e quadras de padel, basquete e vôlei de praia. Um cinema privativo completa a estrutura do elegante conjunto.

Alta costura e carros de luxo

Não somente hotéis vêm se associando a empreendimentos imobiliários. Construções pelo mundo estampam nomes de peso na alta costura, caso de Armani e Bulgari, entre outras marcas. Decór e espaço são a máxima no exuberante Palazzo Versace Dubai, em residências de dois e três quartos – a cobertura de 364 m² tem piscina privativa. A estética de Karl Lagerfeld é percebida até no design de interiores da sua primeira empreitada no mercado imobiliário, com cinco villas na espanhola Marbella, medindo de 1.045 a 1.385 m² cada uma. Depois dessa iniciativa, o estilista emprestou sua grife a projetos em Lisboa, em Dubai e na região chinesa de Macau. Na Flórida, o Fendi Château Residences abriu ainda em 2017. A italiana emprestou seu nome ao edifício de 12 andares em Surfside, região vizinha a Bal Harbour. Os 58 apartamentos medem entre 315 e 600 m². Ao lado de redes hoteleiras e grifes de alta -costura, montadoras de veículos de alto padrão embarcaram na tendência, caso da Mercedes Benz, em Dubai, e da Bentley, em Miami. A Lamborghini, fabricante italiana de carros exclusivos, juntou-se à Woodland Residences, para construir 30 villas, de três andares e com cinco quartos cada uma. Localizado no centro de Dubai, o condomínio terá um design de vanguarda, contando com piscina e spa entre os espaços de uso comum. O requintado empreendimento é esperado para 2026. Outro pioneiro no assunto, o Porsche Design Tower Miami conta com um elevador para lá de especial: ele transporta o dono do carro de luxo e o próprio veículo até o andar do apartamento. Inaugurado em 2017, em Sunny Isles Beach, o prédio abriga 132 unidades residenciais, com lareira e varanda que ocupa de 74 a 148 m². A região de Brickell, no sul de Miami, vem se mostrando um novo endereço de prédios erguidos em associação com grifes, caso do W Miami. No fim de 2023, chegou ali o Aston Martin Residences, primeiro relacionado à britânica fabricante de carros esportivos de luxo. As comodidades reúnem marina, piscina de borda infinita, spa, sauna, sala de meditação, salão de beleza, academia, business centre e uma galeria de arte nas alturas, no 52º andar. Para os próximos anos, é muito aguardado o Baccarat Residences Brickell, com mais de 90% das unidades já vendidas. Com plantas em conceito aberto, cozinha gourmet e janelas do chão ao teto, os apartamentos ganham candelabros da marca francesa de cristais, um lançamento que vai encher ainda mais Miami de brilho.